Total de visualizações de página

sábado, 20 de abril de 2013

Ver o que a multidão não enxerga

Temos vivido dias apreensivos. Os últimos acontecimentos tem nos deixado com receio. Afinal que era é essa? E as informações nos chegam truncadas, cheias de meia verdades. Não se dá para confiar no que a mídia noticia. Não se pode acreditar no que os governos dizem. Há uma falácia generalizada em torno de diversos assuntos de nosso cotidiano e que afetam diretamente nossas vidas.

O que mais assusta é a passividade com que cada um recebe esse emaranhado de informações conflitantes sem ao menos se dar ao trabalho de buscar uma verdade por mais difícil que seja encontrá-la. Diziam que com a era da internet como previu MacLuham o mundo seria uma grande aldeia globalizada, onde todos compartilhariam de informações em tempo real e a forma de se ver o mundo seria totalmente modificada.

Acontece porém que não é exatamente o que tem acontecido. Um exemplo claro no Brasil é a tal da lei da transparência, onde os governos seriam obrigados a prestarem conta de seus atos. O que vemos na prática é um engodo generalizado. As informações muita vezes contestadas por organizações não governamentais como a Transparência Brasil, mostra-nos em sucessivas vezes que a maquiagem que tem sido feita por todas as esferas, sejam elas estaduais, municipais e federais não condizem com o propósito de tornar claro a prestação de contas prevista pela Constituição. Ou seja, é apenas para iludir a população. 

Destarte os brasileiros não possuem o hábito de contestarem seus governos, muito menos de acompanharem as tais prestações de conta.. Aqui no Estado, o portal de transparência criado pelo governo é uma piada. Os relatórios são confusos, não há coesão, muito menos coerência com os dados apresentados. Você não consegue por exemplo acompanhar uma verba desde a sua chegada ao tesouro até o destinatário final. E você acompanha os Diários Oficiais sejam do Estado, Município e do Governo Federal? Pois há tantas informações que precisas saber, que deveria se tornar um hábito, assim como ler jornal. Ficarias impressionado com quantidade de informações que poderia utilizar em seu benefício e de sua comunidade.


Por que estamos nesse patamar? Por que os governos não cumprem o que determina a constituição? Por que as leis do Brasil "não pegam". Por que bandidos de colarinho branco continuam soltos e agindo inclusive dentro da máquina estatal? E por que nós brasileiros não cumprimos nosso dever de denunciar os escândalos, as tramoias, e tudo aquilo que temos conhecimento de que não seja lícito, mas simplesmente agimos como cúmplices sendo omissos?

Essas respostas cabe a cada um refletir e enxergar o que está debaixo de nosso nariz e que ou não vemos, ou fingimos que vemos e achamos melhor deixar tudo como que está, acreditando sempre na máxima que pior não pode ficar. Mas, acredite, pode. E você poderá ter culpa nisso.