Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2016

É possível se libertar daquilo que nos aprisiona?

Quero logo posso! Nem sempre. Vivemos num mundo onde não basta querer...é preciso poder. E esse poder nem sempre é concedido a todos. E mesmo aqueles que podem desconhecem essa  condição. Também é preciso que se diga que muita vezes se quer mudar algo na vida, mas há uma impossibilidade que nos limita que de tal forma que não conseguimos nosso intento. Aquele vício por exemplo, você tenta largar, recorre a todos os métodos mas o vicio permanece ali inerte. E vai continuar te acompanhando e te prejudicando por muito tempo ou talvez sua vida toda. E o que fazer nessa situação, quando o querer não acontece e você vive se lamentando por não conseguir realizar essa libertação.

Para isso acontecer é preciso que conheças a si mesmo no fundo da tua alma. Tem que identificar por quê e para que esse vicio se tornou parte de sua vida. Depois é preciso que identifique em que momento você recorre a esse vicio; quando está ansioso, preocupado, nervoso. A partir daí você vai ter que se fazer uma auto-análise para conseguir poder driblar o sistema de recompensa do seu cérebro, uma vez que o vício só nos toma quando esse sistema identifica que haverá algo em troca para compensar o uso daquilo que te faz sentir "melhor". As vezes é preciso recorrer a algo que seja muito importante em sua vida, como seu amor pelos filhos, esposa, pai, mãe, etc. Só assim talvez é possível que se consiga largar essa prisão da qual você se enfiou e que não vê saída.

Agora é preciso realmente querer. Estar disposto a tudo e a todos para conseguir se libertar daquilo que te aprisiona. E claro, vai ter que sair da zona de conforto, sim, por que o vício nos deixa numa situação confortável, por que nos acostumamos a ele e sabemos que por algum momento teremos um pouco de"paz" e "prazer", mesmo que momentâneo. Como dizem por aí, para se largar de um vício tem que ter opinião. Mas mais que isso, tem que ter amor próprio, porque sabemos que se quisermos ter uma vida mais tranquila e saudável, tem que se libertar daquilo que nos aprisiona. E óbvio, são questões de escolhas, essas irão determinar no futuro já no presente e teremos que arcar com as consequências que dela fizermos. E aítá disposto a escolher o quê?