Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Língua Portuguesa; é melhor aprender do que sair por aí cometendo erros

Palavras; signos que nos fazem entender e sermos entendidos. Cada povo tem sua língua materna e por meio dela se expressa. A palavra talvez seja o meio mais eficiente de se comunicar e também o mais usado.É uma dádiva poder fazer uso desse instrumento tão valioso. Porém, é uma pena que nem todos deem o devido valor para uma Língua. 

Nós, brasileiros, ou sua grande maioria,  infelizmente não se importa muito em buscar conhecer e dominar a língua que fala e escreve. A Língua Portuguesa muitas vezes é vilipendiada, maltratada e vulgarmente utilizada. Em tempos de internet então, se ocorre um verdadeiro massacre com nossa língua pátria. Vemos cada absurdo, e muitos linguistas ainda acham normal. Eu não acho. Os jovens principalmente, criaram uma outra língua no mundo virtual, que a chamam inclusive de "internetiquês". Ora, constata-se que jovens universitários não conseguem sequer escrever uma redação ou meramente redigir um simples ofício por não dominar a norma culta da Língua Portuguesa e a internet os incentiva a continuar escrevendo errado.

É um grande desafio para professores e educadores reverterem esse quadro lamentável, em que se nota simplesmente uma desvalorização da língua. Sabe-se que é um dos idiomas mais difíceis de ser falado e escrito, mas isso não justifica simplesmente abandoná-lo a sua própria sorte. Por mais que o indicadores de leitura tenham aumentado, ainda é insignificante o número de leitores, principalmente de jovens que leem com frequência. E nada melhor para se conhecer uma língua do que lendo. Não se pede exageros, de ler o tempo inteiro, mas reservar ao menos 15 ou 20 minutos por dia para uma leitura agradável. E sabemos que ler além de melhorar o domínio da língua, também ativa várias partes do cérebro, aumentando a criatividade, concentração, melhorando a memória, entres outros aspectos.


E para aqueles que têm dificuldade de ler, uma dica  é começar lendo jornais, revistas, gibis, isso mesmo, gibis, são ótimos estimulantes para a leitura. Comece lendo por aqueles assuntos que tem maior interesse, e depois aos poucos, vá lendo de tudo e sobre tudo. O importante é começar. Depois torna-se hobby, até mesmo vício, e daí com certeza vai melhorar sua eficiência no domínio da Língua Portuguesa. Claro que só ler não é o bastante, é preciso também ter interesse em aprender mais a língua que se fala, portanto, procure também estudar a gramática, morfologia, a interpretar textos, etc. Assim, você irá se tornar com certeza, um melhor utilizador do bom e velho Português.