Total de visualizações de página

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dicas para a milenar arte da escrita

Novamente me pego a escrever neste blog. Não sei se alguém me acompanha ou lê aquilo que por aqui escrevo, uma vez que não vejo muitas manifestações. Mas àqueles que se dispõem, desde já sou grato por sua audiência.

Hoje o que me motivou a escrever são os rompantes que tenho de vez em quando. Lidar com as palavras exige no mínimo um certo cuidado, ainda mais quando se trata de um profissional de comunicação. Muitas pessoas têm dificuldade de escrever um texto. Eu também tenho. Apesar de uma certa facilidade em escrever, nem sempre estou inspirado. Mas a primeira dica para aqueles que querem se aventurar no mundo das palavras é LER. Leia muito. Qualquer coisa. Desde bula de remédio, a jornais, revistas, sites de internet, livros, gibis. Tudo mesmo.

 As vezes me pego recolhendo material que acho na rua, simplesmente na curiosidade de ver o que está escrito. Se você tem algum tema que goste, então comece a ler sobre ele. E vá lendo, não tenha medo, uma vez que comece a ler, isso se tornará um hábito que logo vicia. E que ótimo vício. Você irá despertar bilhões de neurônios que estão ociosos e prontos para entrar em ação. Recomendo aqueles que nunca leram, ou que leiam pouco, que comecem por gibis. Eles são atraentes, e despertam o desejo pela leitura. Quanto a livros, inicie sua leitura por aqueles com poucas páginas, para que não caia na tentação de não terminá-lo, o importante é criar o hábito.

É bom saber que muitos autores consagrados sequer tinham aptidão nesta milenar arte. Mas com técnica e muita leitura pode se chegar a ser um(a) exímio escritor(a), basta ter força de vontade e determinação e muito treino. Assim como um jogo, em que se treina a exaustão para que se chegue a um resultado satisfatório, é preciso treinar a escrita e sentir gosto por ela. O primeiro passo como disse é começar a ler, logo, escrever virá com uma certa naturalidade.

Quando desejar escrever, escreva. É importante não deixar esse desejo num vácuo. Por isso é até recomendável que se ande com uma caneta e papel, e hoje com a modernidade, um tablet  ou qualquer outro dispositivo que tenha um processador de texto, pois assim você não perderá a oportunidade de aproveitar suas ideias. Porque às vezes elas aparecem em locais inimagináveis.

Ao começar escrever, comece escrevendo aquilo que venha a sua cabeça, sem se preocupar com o nexo ou coerência. Apenas escreva tudo o que venha a mente. Em seguida, reescreva o que viu no papel já com um certo cuidado com a coerência. Veja se há alguma ideia que possa ser aproveitada. E assim, vá escrevendo, solte sua imaginação, busque na memória tudo aquilo que possa ser acrescentado ao texto. E vá reescrevendo até chegar num texto que possa ter começo, meio e fim, pois isso é fundamental, seja em um texto narrativo, descritivo ou argumentativo.

Outra opção para começar a escrever é eleger determinado assunto e ir relatando tudo o que sabe sobre ele. Da mesma maneira que a dica anterior, vá reescrevendo até que se chegue a um texto plausível. É recomendável que ao terminar de escrever um texto, leia em voz alta, ajuda a corrigir erros e até mesmo avaliar a qualidade daquilo que se escreveu.

Por hoje é só. Logo volto a este tema para que você possa escrever mais e melhor. Enquanto isso, vá treinando com as dicas aqui explicitadas.