Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de março de 2010

Viver.. Simplesmente viver....

Engraçado...há dias em que a gente acorda em estado de graça. Noutros simplesmente não queriamos nem ter levantado da cama... Mas o fato é que não é fácil viver, diria um amigo meu dias desses...´"viver cansa, é muita função".
De fato, temos que nos preocupar com muitos detalhes rotineiros, lidar com pessoas e situações, correr riscos, aproveitar oportunidades, buscar meios para a subsistência...Ual..realmente não é fácil. Sem falar nos processos morais já que temos de aplicar valores no cotidiano e balizar atitudes.
Estamos sempre no jugo de nossa consciência, para o bem ou para o mal. Se bem que os valores estão tão confusos ultimamente, que aqueles que não tiveram uma base sólida na caracterização destes, acabam se perdendo no emaranhado mundo das ilusões pérfidas.
Sem falar no mundo estremamente egoísta de nossos dias. O consumismo exacerbado tem levado muitos à loucura. É cada um para si e Deus para todos como prega o provérbio. E não adianta tentarmos achar culpados. Cada um de nós tem sua parcela de culpa no exato momento da omissão diante das injustiças.
Também não podemos nos acomodar, é preciso buscar soluções no dia a dia para que nossa existência seja mais leve... para que nosso fardo não seja tão pesado. Uma atitude simples e que nos dá um excelente retorno interior é a prática da solidariedade. E esta pode ser exercida em qualquer lugar que estiver, seja no ambiente familiar ou profissional, ou entre amigos. Não é preciso fazer coisas grandiosas, o simples fato de ouvir alguém, já que o tempo todo queremos falar, já irá fazer um bem de grandes proporções.


***

Uma frase no parachoque de caminhão me fez rir: "É melhor chegar atrasado do que ir para o outro mundo adiantado"

sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias importantes da semana...

Fábio Pina economista da Fecomercio de São Paulo esteve em Campo Grande (18/03) em um happy hour para empresários locais e trouxe novidades quanto ao potencial econômico do Brasil, e dados sobre o perfil de consumo e dos consumidores da capital. Para o economista, os setores que mais têm alavancado a econômia; imobiliário, e de serviços. A capacidade de pagamento dos sul-matogrossenses também é animadora para o comércio, já que segundo o economista, os consumidores estão mais confiantes, podem comprometer a renda com crediário. Pína também afirma que o Brasil saiu de forma positiva da crise, pelo conservadorismo das instituições financeiras. Isso é verdade!  Aqui até mesmo quem é bom credor, tem o crédito negado por algumas instituições, que muitas vezes abusam do poder ao escolherem a quem conceder crédito.

E os estragos da chuva. Os prejuizos estão acumulando. Obras em andamento na cidade tem sido prejudicadas e tornam a rotina do campograndense um verdadeiro caos, principalmente nas áreas centrais, onde os estragos foram consideráveis. É... isso poderá atrapalhar o caixa para a campanha eleitoral....

Aliás, falando em eleições, a corrida já começou e muitos já estão saindo na frente. Hoje mesmo na feira de meu bairro recebi uma cartilha do consumidor patrocinada pelo deputado Marquinhos Trad. No finalzinho da tarde, o serviço de som anunciava um evento com o apoio do deputado Coronel Ivan...Eita!

Essa notícia é boa, só não se sabe se surtirá o efeito esperado... As operadoras de celular vão estar obrigadas a partir da próxima segunda-feira (22/03) a desbloquearem os celulares, sejam em quais condições o cliente tiver comprado o aparelho. Até mesmo quando os aparelhos sairam de "graça", elas terão que efetuar o desbloqueio. Caso isso não aconteça denuncie na Anatel http://www.anatel.gov.br/ ou pelo número 133 que pode ser discado até mesmo no celular.

E se você quiser fazer parte do corpo docente da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (http://www.escolagov.ms.gov.br/) os currículos estão sendo recebidos para a seleção dos profissionais que irão atuar na instituição que é voltada para os servidores públicos.

E na próxima segunda-feira (22/03), começa o Festival Boca de Cena, dezessete espetáculos teatrais serão apresentados na capital. O evento promovido pelas fundações de cultura estadual e municipal é gratuíto. Confira a lista completa dos espetáculos no site http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/. Vale a pena conferir e prestigiar nossos artistas!

E aguarde, em breve informações não muito agradavéis para quem toma Tereré, a bebida favorita dos sulmatogrossenses. Aliás não perca na semana que vem no Repórter MS, uma matéria interessante sobre Chá!

Assista diariamente às 18h30 o Repórter MS, na TV Brasil Pantanal, Canal 4 e na NET no canal 15.

domingo, 14 de março de 2010

Pertinência, conveniência, oportunidade, consciência...

Hoje retomo esse assunto que abordei em 13/02 (Sentir o Universo). Na ocasião, mencionei um texto que o Professor Cabreira entregou-me e que lemos juntos, pontuando algumas reflexões. O texto é de autoria de Márcio Mussarela e foi publicado na revistaVocê SA.

Pertinência, segundo o Aurélio, é sinônimo de pertencente, concernente, relativo. Será que usamos corretamente essa palavravinha em nossas relações interpessoais e profissíonais. Muitas vezes, o que achamos pertinente, pode não ser conveniente, que por sua vez, pode não ser oportuno. Falhas de nossa comunicação atribuídas simplesmente ao uso incorreto da pertinência. As fofocas são um bom exemplo. Mal entendidos são facilmente deflagrados quando algo mal contado, pode se transformar em  bomba relógio, prestes a explodir e magoar, machucar pessoas.

Bom... a questão da conveniência é de salutar importância. O que é que conveniente para você?  Quando interesses estão em jogo, como você reage ao usar a conveniência. É...  por que nem sempre o que é conveniente para você, pode não ser para outra pessoa. Aí entra aquele mantra; "Colocar-se em ou no  lugar do outro, em determinada situação, sentir na pele..."

Já a oportunidade é algo que muita gente busca e outros acabam perdendo. E o pior, nem sempre temos a noção correta do que seja oportuno. Vamos recorrer novamente ao Aurélio; Oportuno; que vem a tempo, a propósito; apropriado. Pois é, será que nossas atitudes são oportunas na maior parte do tempo? Exemplos clássicos são as brincadeiras que fazemos no cotidiano, seja com amigos ou colegas de trabalho. Nem sempre elas são oportunas... por vezes são indiscretas, noutras fora da realidade e em casos extremos, ferem profundamente a parte atingida.

Somente nossa consciência pode balizar situações em que seja preciso dar a devida intensidade e equidade a conveniência, oportunidade e pertinência. Talvez seja preciso repensar nossas atitudes para percebermos o quanto elas afetam pessoas e  determinam nosso sucesso ou fracasso.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Avatar: Outro mundo é possível

Ontem finalmente fui assistir ao filme do momento. Avatar 3D. Realmente assitir em terceira dimensão é uma experiência fantástica. Algumas cenas desse filme deixa subentendido algumas situações e acontecimentos prementes de nosso planeta.
A forte ligação dos seres com a Grande Mãe Natureza, nos dá a dimensão de quanto seria diferente, se também nós humanos, tivéssemos essa mesma intesidade no trato com a Natureza. Mas infelismente tratamos nossa Mãe, como nossa inimiga. Não a respeitamos, e a cada dia a matamos aos poucos. Os seres do mundo fictício de Avatar expressam que são partes intríssecas do planeta. E mais, são seres movidos com  união.
A cena em todos se unem para tentar regastar a vida da cientista, propicia também reflexões. A união dos seres em torno de um ideal comum, nesse caso, salvar uma vida é de uma beleza inexorável. Quantas vidas são necessárias para formar uma única?
A resiliência também é destaque no filme. O protagonista do filme ser um cadeirante, que usa de todas as suas forças para superar todos os obstáculos, também emocionou. Quantas moletas temos em nosso dia a dia que nos tornam fracos,  a quantas cadeiras de roda nos entregamos simplesmente, sem ao menos buscar saídas. O fuzileiro demonstrou bravura e determinação ao aceitar desafios e terminar tudo o que começara.
Outro destaque vai para o eu de cada um. Você já teve a sensação de ser de outro planeta? Ou  já quis ter outras experiências, em corpos e vidas diferentes? É... muitas vezes queríamos simplesmente não existir, e fazemos confusão com nossa existência...
Avatar...esse filme realmente já está marcado na história cinematográfica. Agora será: A.A. e D.A (antes e depois de Avatar). Se você ainda não assistiu, vale a pena! Mas vá preparado para algumas reflexões que te despertarão no decorrer do filme...