Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Conhecimento fascina e empodera

Houve ao longo da história o período das trevas, onde a igreja Católica detinha e controlava todo e qualquer conhecimento ou pelo menos tentava, já que nesta época também haviam aqueles que inovavam e burlavam a igreja para buscar conhecimento.
A igreja queria a todo custo controlar e deter o conhecimento, mas começou a perder o controle e a inquisição é a prova cabal. O que se percebe  é que o conhecimento sempre foi a mais certeira forma de obter o poder. Há outros meios como a força e a riqueza, mas quem detêm o conhecimento pode controlar, dominar, influenciar.
E o avanço da tecnologia mudou um pouco o cenário. A internet tem mobilizado pessoas a ponto de governos em várias partes  do mundo ruir. Hoje a sociedade tem uma nova forma de se comunicar,  interagir,  ampliar honrizontes, e por que não de se democratizar.
A geração dos anos 80, considerada geração digital conseguiu eleger nos Estados Unidos seu primeiro presidente Barack Obama, por meio de redes sociais. Aliás, estas tem crescido e influenciado pessoas de forma a modificar hábitos e costumes.
Porém nem toda a sociedade, principalmente alguns setores empresariais, não vem acompanhando essa evolução tecnológia, a ponto de proibir por exemplo, redes sociais no ambiente de trabalho, indo na contramão da evolução digital. É temeroso afirmar que estas atrapalham o ambiente de trabalho, como pregam os defensores da proibição.
É fato que a tecnologia mudou a forma de obter, processar, armazenar e compartilhar o conhecimento. Hoje qualquer informação está em apenas um click. Mas ainda pairam no ar dúvidas de como  será no futuro, o próprio conhecimento.
Estamos caminhando muito rápido nessa constante evolução tecnológia e não sabemos ao certo se  está beneficiando de fato a humanidade, pois há vários pontos obscuros, como por exemplo, a futilidade do lixo informacional que proliferam no ambiente virtual.
Até que ponto é verdadeiro o que está disponível no ambiente virtual? Será que todas as informações realmente estão disponíveis, ou ainda há muitos segredos guardados a sete chaves? E mais, como está sendo conduzida nossa privacidade, já que parece que estamos vivendo num Big Brother  Global; camêras escondidas, escutas telefônicas, redes sociais ( nossa vida toda ou parte dela está lá, para qualquer um ver e utilizar as informações da forma que quiser)?
É preciso atentar que da mesma forma que este fácil acesso às informações possa levar ao conhecimento e desta forma empoderar aqueles que o detêm, pode também nos levar à uma escravidão cibernética, da qual as regras  poderão serão ditadas por aqueles que possuem as três formas de alcançar e permancer no controle absoluto; força, riqueza e conhecimento, e claro, com a ajuda do poderio tecnológico.