Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Felicidade; fruto da paciência

Num dia ensolarado em que as borboletas nem ousavam se mostrar. Um ancião passeava no parque mesmo com aquele calor escaldante em que permeava um lindo riacho que ficava ao lado de seu casebre.  De repente aproximou-se um jovem todo esbaforido, visivelmente abalado, interpelou o ancião perguntando-lhe qual era o segredo da felicidade.
Sorrateiramente o velho olhou fixamente nos olhos do jovem e disse-lhe: "Tá vendo aquele riacho, pegue um copo e vá enchendo-o e depois jogue a água do outro lado do rio." O jovem ficou triste, pois achou que o ancião estava de zombaria para com ele. Percebendo o olhar de desapontamento do jovem, disse-lhe: "Meu caro... a minha jornada nesta terra me ensinou algumas coisas. Uma delas é que o principal ingrediente da tão buscada felicidade, é justamente a paciência. Paciência em aceitar as pequenas conquistas do dia-a-dia que poderão lhe levar à sensações de bem estar. Se todos exercitassem esta virtude, com certeza suas vidas seriam mudadas pelo poder transformador que há nesse exercício."

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E viva a independência!!! De quê mesmo!?

7 de Setembro. Lembro-me que quando criança fiz uma redação e li em praça pública. Dizia mais ou menos que o que estar-se-ia comemorando não tinha nada a ver com independência, já que éramos totalmente dependentes...Ainda acho que não temos muito a comemorar.
Continuamos dependentes de tudo e de todos. Principalmente dos países desenvolvidos que continuam a investir no Brasil, mas de forma descarada, se instalam, recebem incentivos generosos por parte do governo e depois se mandam..E o salário dos brasileiros ohhhhhhhhh... Sem falar que o governo federal apregoa para todo mundo ouvir que pagamos a dívida externa. É mesmo, jura!? E agora tem mais essa... nossos dados estão totamente fragilizados... está pior do que na casa da mãe Joana, já que todos colocam as mãos e a Santa Impunidade continua a reinar.
E claro, ninguém é culpado... todos lavam as mãos.. E nessa época de eleições é um verdadeiro "deus nos acuda",  acusações sem provas, promessas descabidas e pasmem a máquina pública sendo usada a todo vapor para favorecimento de alguns políticos sem escrúpulos.
Na verdade a corrupção se institucionalizou. Tem uma tal lei da transparência em que os governos são obrigados a divulgar em tempo real gastos e ganhos de suas respectivas administrações.. Conversa para boi dormir, já que os dados continuam sendo maqueados e o que é pior, para um leigo que queira acompanhar a movimentação, não irá entender, pois os dados são colocados de tal maneira confusa, que nem os especialistas no assunto conseguem de primeira entender.
E as leis criadas, aliás há tantas que uma acaba anulando outra. Como diz o colunista da Folha de São Paulo, José Simão; "O Brasil é o país da piada pronta".
Então fica a pergunta no ar; Independêcia... do quê mesmo?