Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de julho de 2009

OTIMISMO X ENTUSIASMO? EU SOU...

Curiosa reflexão de uma professora do cursinho preparatório de vestibular do qual tenho frequentado. Você é entusiasmado ou otimista? Os otimistas são pessoas que sempre pensam positivo, e até acreditam que algo irá dar certo. Porém, no primeiro obstáculo, desanimam e desistem de seus planos.
Já os entusiasmados são aqueles que sabem das dificuldades, são realistas, e apesar dos obstáculos vão até o fim em seus projetos.
Otimistas e entusiastas podem ser comparados a galinha e a águia. Se colocarem as duas, presas em uma estaca, a primeira irá ficar ali para sempre, se conforma com a condição. Já a águia, esta pode até ficar sem seus pés, mas jamais ficará condicionada. E mais, sempre olha para cima, almejando alçancar o horizonte. Já a galinha, está sempre com o bico na terra, sem perpespectivas, aceitando tudo o que encontra pelo chão. E qual das duas vivem mais?
Lógico que a águia. E ainda ao chegar numa certa idade, ela passa por um ritual em que retira suas próprias penas, corta seu próprio bico batendo-o contras rochas, uma forma de auto-mutilagem criando resistência para enfrentar novos desafios.

Entuastas são assim. Apesar dos obstáculos, sempre encontram uma saída. Acreditam que as soluções estão dentro dos próprios problemas e que por mais que a situação não seja favorável, encaram-na como desafio.

E você ainda vai continuar sendo otimista?

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cinismo Político

É inevitável não escrever neste blog sobre os últimos acontecimentos do Senado Federal. Como é que pode tanta falcatrua perdurar por tanto tempo. Isso sem falar das que não temos e talvez nunca tomemos conhecimento.

Aliás, se viessem à tona os atos secretos de nossas camâras, assembléias, prefeituras...Aff...não iria sobrar pedra sobre pedra.

O que irrita, é que os políticos em sua maioria, fingem que são honestos e nós fingimos que acreditamos neles! Engraçado essa roda viva...a cada quatro anos, renovamos nosso estoque de óleo de peroba, para ficarmos com a cara lisa e sairmos por aí leiolando nosso voto...Sim, não adianta hipocresia, por que é realmente o que acontece. E não estou falando apenas nas trocas de favores, do recebimento em espécie pela venda do voto. Também menciono a prostituição de valores, da mudança de opínião e de atitudes para agradar outros na intenção de obter vantagens posteriores.

Já está mais que provado, que se não houver uma contrapartida da sociedade, de atitudes perante a injustiça e a corrupção e de mais participação efetiva, não haverá mudança. Estaremos fadados à derrocada e a subserviência daqueles que detêm o poder. Qual foi a última vez que você foi a uma sessão plenária? Quando é que você foi cobrar daquele em votou, melhorias para o seu bairro? Quando foi que você participou de campanhas, seja de conscientização ou de mobilização?

Ou seja, ou agimos ou morremos. E não há morte mais covarde do que aquela que começa em vida.

terça-feira, 21 de julho de 2009

GIROPOLÍTICA VII

Olá internautas! Depois de um período sem escrever esta coluna, volto trazendo alguns acontecimentos no meio político e reflexões do que têm acontecido nos últimos dias.

JORNALISTA SIM, MARIONETE NÃO!

Em primeiro lugar, gostaria de deixar aqui meu protesto quanto ao fim da exigência do diploma para o exercício do jornalismo. A verdade é que empresas de comunicação que detêm o poder da imprensa no Brasil, representadas pela ABERT (Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão), não querem que a profissão de jornalista seja reconhecida, pois assim podem manipular profissionais para que interesses escusos continuem.

Caros leitores fiquem atentos (as) a toda e qualquer informação que tenham acesso, pois nem sempre são verdadeiras, muitas vezes são distorcidas para atender interesse de alguns em detrimento do interesse da coletividade.

OWARI: A QUEM INTERESSAR POSSA...

A situação de alguns políticos de nosso estado tem sido complicada nos últimos dias. Depois de deflagrada a Operação Owari, que indiciou mais de quarenta pessoas, por desvios do erário público, a popularidade de políticos envolvidos tem caído vertiginosamente. Mas perguntas pairam no ar: Por quê só agora, véspera de ano eleitoral é que a operação foi revelada? E por quê quase todas as pessoas indiciadas já foram soltas? Se há dois anos trabalhavam nesta operação, não havia provas contundentes?

BALANÇO LEGISLATIVO

No primeiro semestre os deputados estaduais realizaram 59 sessões ordinárias. Foram aprovados 94 projetos de lei. Segundo o presidente da Assembléia deputado.Jerson Domingos também é positiva a economia causada aos cofres públicos com a manutenção do duodécimo da Assembléia em 3,5%, contra o índice anterior de 4,8%. A expectativa do parlamentar é de que a economia neste ano fique em torno de R$ 60 milhões.

DESEMPENHO PARLAMENTAR

Em tempo: No trabalho legislativo foi registrada a apresentação de 2.275 proposições, entre elas 1.391 indicações, 61 emendas, 91 requerimentos e 505 moções. Durante este semestre, os deputados realizaram 18 audiências públicas, como as que discutiram programas habitacionais no estado e a Reforma tributária. (fonte: www.al.ms.gov.br).

Agora sugiro aos leitores que procurem saber, quais dos vinte e quatro parlamentares sul-mato-grossenses apresentaram projetos de lei ou realizaram audiências para a discussão de temas importantes. Se pesquisarem minúcias, vão se surpreender com o resultado. Há deputado que não apresentou sequer um projeto de lei. Fique de olho, não basta que parlamentares apresentem projetos de lei, estes devem possuir relevância, seja de cunho social, político ou econômico. Aliás, você acompanha o trabalho parlamentar de quem votou na última eleição?


domingo, 19 de julho de 2009

Um dia de cada vez


Alguém um dia me disse: "Deixe as coisas acontecerem naturalmente! Mas como é díficil seguir essa máxima não é mesmo? Atropelamos nossos sentimentos, emoções e passamos a viver uma ansiedade incorrigível. Correndo contra o tempo e as vezes contra si mesmo...

Buscamos muito, e muitas vezes não encontramos nada. Simplesmente por não sabermos o que queremos, e se o que queremos realmente é essencial.

Por que o ser humano não consegue viver o dia em sua plenitude? Buscando viver intensamente o agora, sem se preocupar com o que irá acontecer daqui a pouco...
Talvez seja o momento de fazermos um sincera reflexão sobre o que realmente esperamos de nós mesmos sem esperar que os outros compreendam nossas necessidades...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Ser inteiro em cada movimento" (Leonardo Boff)

O teólogo e pensador contemporâneo Leornardo Boff, ministrou palestra nesta quinta-feira (09/07) no projeto Dialógos Contemporâneos promovido pela Fundação de Cultura do município de Campo Grande-MS, na Camâra Municipal.

Discorrendo sobre a felicidade pessoal de cada indíviduo ele citou a frase que titula esse post. Uma reflexão para o homem moderno que não consegue fazer nada por inteiro. Está sempre correndo contra o tempo e contra si mesmo. Não consegue caminhar sem ouvir música ao mesmo tempo... Não consegue se alimentar sem ver TV... Não consegue dormir com as preocupações cotidiadanas... Enfim, o ser humano não consegue SER em plenitude.

Para o pensador, nas crises existenciais a saída é ser feliz, estando feliz. Não se pode buscar a felicidade ilusionária que é comercializada por aí. Ao criticar a literatura de auto-ajuda, diz "Não se pode vender fórmulas para a felicidade", e enfatizou que a felicidade tem que ser construída no dia-a-dia. "A felicidade tem a lógica da flor: Frágil e dura pouco" quando está condicionada na dimensão do momento.

A dimensão espiritual é fundamental no processo de consolidação do ser humano. "Quando assumimos um ato de fé, percebemos Deus em todo o lugar", e entregar nossas vidas a um Pastor o efeito será serenidade e paz, enfatiza Boff.

"Não desperemos, há um horizonte de felicidade mudando à nos mesmos e nos religando à Fonte que nunca nos abandona; Soberano Amante da vida", finalizou.

terça-feira, 7 de julho de 2009

O POP perdeu seu rei

07.07.2009. Esse dia ficará marcado na história da música. O megaevento que tornou-se o o memorial para homenagear Michael Jackson. Um história de vida marcada pelas controvérsias e pela excentricidade do cantor que teve uma morte prematura cercada de muitos mistérios, nos quais alguns jamais serão revelados.

É notável que jovens talentos tenham deixado este mundo quando estão no auge de suas carreiras. Qual seria a causa ou causas para um fim de um astro em tenra idade. Também se percebe que as mortes de celebridades jovens são envoltas de perguntas que não se consegue responder: O por quê das overdoses? Sejam elas de drogas ilícitas ou lícitas. Ou dos excessos na aventura irresponsável.

Por que pessoas que possuem o mundo à seus pés, não conseguem se firmar no mundo em que vivem?

Talvez seja a hora de nós, simples mortais, respondermos também a alguns questionamentos. O que fizemos até hoje, o que somos agora e onde queremos chegar ou sermos num futuro próximo...