Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Servidor Público, qual tua função?

Ao consultar o dicionário Aurélio para conferir quais os sinônimos da palavra servidor encontrei; Adjetivo 1.Servente (1). 2.Obsequiador, prestadio, serviçal. 3.Que cumpre com correção os serviços e obrigações; pontual. Substantivo masculino 4.Indivíduo que serve. 5.Criado, doméstico. 6.Funcionário, empregado.

Já na palavra público, aparece quase uma lauda com sinônimos e significados, mas que na minha concepção a mais importante é: [Do lat. publicu.]Adjetivo 1.Do, ou relativo, ou pertencente ou destinado ao povo, à coletividade. Ou seja, ao juntarmos as duas palavras, note a tamanha responsabilidade e relevância atribuída a profissionais dotados dessa investidura. Servidores estão a serviço do povo e para o povo. É necessário refletirmos sobre a qualidade desse serviço prestado a população.
Interessante notar que muitos estão no serviço público apenas por conveniência, seja remunetória,  por status e que por consequência não estão felizes no cargo ou função que desempenham.
É preciso haver uma reforma no serviço público, que valorize os talentos dos servidores com um plano de cargos e carreiras que contemple o potencial de cada servidor e não apenas o quesito salarial.
Um serviço bem  prestado, depende da auto-estima e do preparo daqueles que servem. Se não estiverem estimulados, reciclados, se não forem motivados, jamais atuarão com qualidade.
E há outro fator que rema contra a maré da evolução daqueles que ingressam no emprego público; Comodismo. Este tem sido um dos principais fatores para a estagnação profissional de muitos funcionários públicos. Tenho estabilidade, salário garantido, então por que me preocupar? Este argumento é utilizado por muitos para justificar a falta de ação. E aí com o tempo, vem a frustração. Deixar que o tempo se encarregue da vida profissonal é um risco grande que pode levar ao ostracismo social.
Servidor; mexa-se, não deixe que sua página na vida pública esteja em branco, ou simplesmente arrancada. Faça diferente, seja a diferença em qualquer repartição que estiver em qualquer cargo ou função que ocupar. O principal reconhecimento será o seu, de sentir-se útil e de ter contribuído para uma sociedade melhor, exercitando o melhor de suas potencialidades.


3 comentários:

  1. Putz,então vou ter que trabalhar!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seu modo de pensar,acredito que se existissem pessoas que tivessem este tipo de pensamento nosso país estaria bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. é isso aí. e o que dizer da rede Globo ( a maior inimiga dos brasileiros. máquina de fazer e manter gente na mediocridade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião! É um prazer interagir com você.